Você vive no fundo do poço? Cave outro poço …

0
327

Texto áureo: Gênesis 26:12-21 

O poço é um lugar muito usado em filmes de

terror e por não conseguirmos ver o que tem

no final, causa um certo medo e ar de

mistério. Mas, quando lemos a Palavra

podemos ver que esta metáfora é

totalmente equivocada. Então, vamos viajar

na Bíblia e ver aquilo que Deus tem pra nós! 

Existem várias situações que falam sobre poços, mas vamos nos deter apenas em 3:

  • *** Poço entulhado
  • *** O entulhador de poços
  • *** Desentulhador de poços

O poço era usado nos tempos primórdios como um reservatório de águas, não havia encanamento como nos dias atuais. Por esta razão, era sinônimo de prosperidade uma vez que todo ser vivo precisa de água e como uma cidade era muito longe da outra, os meios de transporte eram animais e existiam desertos. Assim, quem tinha água reservada poderia vender para viajantes e usá-la para a agricultura e sustento do lar – manutenção da vida e sobrevivência. (Jó 14:09 e Tiago 3:10)

As terras israelitas eram repletas de lugares áridos, impróprias para qualquer tipo de vida, por isso, ter poços era comparado a ser extremamente próspero devido a sua riqueza.

  • Perto dos poços sempre havia comércio
  • As mulheres pegavam água para os camelos e rebanhos
  • Muitas pessoas andavam horas e dias em busca de água
  • Eram fortemente protegidos

Os poços entulhados eram aqueles que um dia foram úteis com água em abundância, mas alguém obstruiu a passagem da água e por isso, não conseguem fluir como antes. Parece aquele crente morno que um dia experimento ser uma fonte a jorrar continuamente o fluir de Deus. Mas, foram deixando que colocassem neles problemas, os medos ( I João 04:18, FIL 4:06) as traições, a vergonha, as mentiras, pecados não confessados, e não tinha por onde a água passar porque tapava com desculpas esfarrapadas e colocando a culpa em outros, não querendo liberar a água com o perdão, o amor à obra de Deus, ficar fora da roda dos escarnecedores no MSN e ORKUT (I Cor 15:33) e com isso, os sonhos ficaram enterrados e a vontade de ter a vida em abundância. Nascemos para resolver problemas e não para sermos entulhados por eles. Muitas vezes, deixamos que nos entulhem porque não sabemos dizer : “Não!” e quere agradar aos homens e não a Deus.Será que você está deste jeito?

O entulhador de poços (Gên26:18) é aquele que vive colocando porcarias dentro do poço de outros. Ele tem inveja de não ter a disposição aquela água limpa e gostosa, então, começa a jogar coisas impuras para que a água fique turva, inodora, ao ponto de exalar cheio ruim para que ninguém mais beba desta água e tenha alegria. Como aqueles crentes que facilitam o trabalho dos nossos inimigos trazendo palavras que não edificam e ferem o coração. Colocam até irmão contra irmão e desta maneira, impedem a comunhão do corpo de Cristo.Ele critica tudo, nada está bom, fala mal da obra de Deus e não deixa que outros perseverem na obra. Sua missão é obstruir o fluir de Deus causando a separação do homem de Deus e dos irmãos. (Tiago 3:11 e 12; I Pedro 3:03-10 e 02:18). Mas é claro que este não é você, não é mesmo?

E por último, o desentulhador de poços que retira os obstáculos que impediam a água de fluir novamente. Ele vem com a inchada e a pá, eliminando e filtrando tudo que possa impedir a passagem da água. O cristão com a vida resolvida em Deus e sem embaraços, sempre está disposto a ajudar aquele que por algum motivo não consegue beber mais da água da vida. Ele aparece como um apoio e ajudador para ver a água fluir novamente, e não se importa de ter que fazer sacrifícios para obter resultados. (I João 3:19-22)

 Todos nós já passamos por todas estas fases em nossas vidas, mas o importante é que hoje temos a Palavra de Deus que nos limpa e muda o comportamento inadequado para o perfeito.

Saia do poço! Hoje é tempo de ir até as águas que fluem do trono de Deus e receber uma vida em abundância e sede de viver a vida de Deus!

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite.Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.” Salmo 01:01-03
 

Escrito por Liza Lima

Visite : www.pontodasigrejas.com.br/portal/mensagens

Decolando na Adoração – http://decolandonaadoracao.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui