Os quatro adolescentes foram condenados pelo tribunal na cidade de Beni Mazar nesta quinta-feira (25). (Foto: Reuters)

Um tribunal egípcio condenou três adolescentes cristãos coptas a cinco anos de prisão por insultarem o Islã. O quarto acusado foi enviado para um centro de detenção juvenil na província central de Minya.

O julgamento aconteceu depois que os condenados publicaram um vídeo “zombando” supostamente as orações muçulmanas. No entanto, os adolescentes argumentaram que estavam escarnecendo as decapitações feitas pelo grupo Estado Islâmico.

O vídeo foi publicado na internet em abril do ano passado — pouco depois da decapitação de 21 cristãos coptas pelos jihadistas, na Líbia. O professor dos adolescentes, que fez a gravação, foi condenado a três anos de prisão em um julgamento separado.

Os cristãos do Egito tem se queixado de discriminação há muito tempo no país, que é predominantemente muçulmano. O advogado de defesa do caso, Maher Naguib, descreveu o veredicto como “inacreditável”, dizendo que iria recorrer.

Um grande número de casos de blasfêmia foi registrado no Egito nos últimos meses. Em janeiro, a escritora Fátima Naoot foi condenada a três anos de prisão e uma multa após ser declarada culpada de desprezo pela religião.

Uma série de casos semelhantes foram arquivados desde 2011, muitos deles contra os coptas, que representam cerca de 10% dos 82 milhões de habitantes do Egito.

Segundo a lei egípcia, uma pessoa pode ser multada e presa por até cinco anos por blasfêmia religiosa. Grupos de direitos humanos têm investido em uma campanha para a abolir este artigo do código penal do país.

Fonte: Guiame

Artigo anteriorÉ possível entender as mulheres?
Próximo artigoO filme Ressurreição chega ao Brasil em março