Universidade de Mogi (SP) suspende 4 alunos e adverte 14 por trote violento

0
226

Quatro alunos de medicina da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) foram suspensos e outros 14 foram formalmente advertidos por envolvimento em um trote violento ocorrido no início deste ano letivo. Na ocasião, calouros foram obrigados a beijar um fígado de boi e ficar diante de uma cruz para serem atingidos por ovos e catchup. Alguns também levaram tapas e cusparadas.

O trote ocorreu no dia 22 de fevereiro em um sítio em Mogi das Cruzes (Grande SP) e foi revelado pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, no dia 28 do mesmo mês.

A UMC informou que a sindicância instaurada pela universidade no último dia 1º ouviu dezenas de estudantes do curso de medicina, confrontou as imagens exibidas pela TV e identificou os participantes da festa. Em nota, a universidade afirma que as imagens “demonstraram comportamento totalmente inapropriado para um jovem universitário” e informou que os organizadores do evento se apresentaram espontaneamente à comissão para lamentar o desfecho da festa.

Punição

Dois dos universitários foram suspensos por 30 dias, o que implicará perda do ano letivo. A legislação em vigor reprova automaticamente o estudante com mais de 25% de faltas na disciplina correspondente. Segundo a universidade, ambos foram identificados nas imagens e apontados, em depoimentos, por terem “assumido atitude imprópria com as normas sociais aceitáveis e esperadas de um acadêmico”.

Outros dois universitários ficarão suspensos das atividades acadêmicas por 15 dias, por terem sido identificados nas imagens como coparticipantes no trote violento.

Em nota, a universidade informou que os 14 estudantes advertidos por escrito foram identificados como organizadores do evento, “que assumiram os riscos mesmo sendo orientados, previamente, pela universidade, em reuniões formais com a direção, ocorridas ao longo do ano de 2009, que tinham por objetivo evitar incidentes desta ordem”.

FONTE: FOLHA ONLINE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui