Confira o que abre e fecha no feriado de Ano Novo no Rio

Rio – Durante o feriado de Ano Novo, alguns estabelecimentos públicos e privados têm alterações em seu funcionamento. Confira:

Unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que durante o feriado os hospitais de emergência e unidades 24 horas funcionarão normalmente. As unidades primárias (centros municipais de saúde e clínicas da família) estarão fechadas e voltam a funcionar normalmente no dia 02. Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento da prefeitura, no telefone 1746.

Metrô

Durante a Operação Réveillon, os usuários da Linha 2 terão, à sua disposição, trens operando da Pavuna até Ipanema/General Osório sem necessidade de transferência. A partir das 19h do dia 31/12, o embarque será realizado exclusivamente com os cartões especiais de Réveillon, exceto nas das estações Ipanema/General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que terão funcionamento normal. A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h.

A volta acontecerá entre meia-noite e 5h e se dará exclusivamente pelas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde com o uso exclusivo do cartão especial. O MetrôRio recomenda que os usuários priorizem, na viagem de volta, o embarque na estação Siqueira Campos. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário. Todas as estações voltam ao funcionamento normal às 7h do dia 1º de janeiro.

Trens
A SuperVia terá um planejamento especial para atender aos passageiros neste fim de ano. No dia 31 de dezembro, a operação dos trens ocorrerá de acordo com a grade horária de sábados, disponível para consulta nas estações. Já na madrugada do dia 1º de janeiro, trens especiais para os clientes que forem comemorar o réveillon no Rio de Janeiro e desejarem retornar sem dificuldades para casa. Serão seis viagens partindo da Central do Brasil sendo três com destino a Japeri e outras três a Santa Cruz.

Para Japeri as composições sairão às 3h, 4h e 5h. Já com destino a Santa Cruz partirão às 3h30, 4h30 e 5h30. Além da Central, a estação Madureira também estará aberta para embarque de passageiros. As demais funcionarão apenas para desembarque. A integração entre trem e metrô será realizada exclusivamente através da estação Central.

Comlurb

A Comlurb aumentou seu efetivo nas ruas e vai intensificar a limpeza pública nas festas de fim de ano. Durante a manhã e tarde do dia 31, a programação de limpeza da cidade será mantida conforme a rotina estabelecida. Porém, haverá um reforço na orla da cidade em função das festividades. Copacabana e Leme contarão com uma equipe extra de garis, especialmente programada, a partir de 6h, para garantir a manutenção da limpeza da festa. Na Praia de Copacabana a limpeza fica a cargo de 1.300 trabalhadores, 100 viaturas e 23 equipamentos, entre eles, varredeiras, caminhões compactadores, caminhões basculantes, caminhões de carro pipa, tratores e minitratores. Toda a orla, do Posto Seis ao Leme, recebe ainda 1.000 contêineres plásticos de 240 litros. As pistas de rolamento e calçadas serão lavadas e desodorizadas após os festejos. A proposta da Companhia é restabelecer o padrão de limpeza das praias e vias de acesso até as 10h.

Considerada a maior e mais ágil programação de limpeza de litoral, a Operação Réveillon tem início às 6h do dia 01/01/2013 e mobiliza 3.800 trabalhadores, 300 viaturas e 85 equipamentos. Toda a orla carioca, inclusive as praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba e o Piscinão de Ramos, recebem atenção especial no período de festas.

Supermercados

De acordo com a Associação de Supermercados do Rio, os supermercados abrirão normalmente até segunda-feira. Na terça-feira, cada rede definirá o horário de funcionamento.

Shoppings

As lojas dos principais shoppings do Rio vão funcionar normalmente até o dia 24. As praças de alimentação e as áreas de lazer ficarão abertas do meio-dia às 21h.

Trânsito e ônibus

Para atender o público que irá ao réveillon 2013 em Copacabana, a partir do dia 30 será montado esquema especial de tráfego em toda a região – Botafogo, Ipanema, Lagoa, além de Copacabana – com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito.

A partir das 22h, quando o bairro de Copacabana for fechado, os ônibus retornarão do ponto mais próximo à entrada do bairro. A partir da meia-noite, as linhas de ônibus funcionarão com embarques em quatro locais. Quem for para Grande Tijuca, centro e zona norte deverá se dirigir à Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas). Quem for para São Cristóvão ou para a Praça da Bandeira tem como opção a Lagoa Rodrigo de Freitas (Corte do Cantagalo). Para a Barra da Tijuca, Jacarepaguá e os demais bairros da Zona Oeste, o embarque será na Rua Prudente de Morais (altura da Rua Farme de Amoedo). A Rua Real Grandeza, próximo ao cemitério São João Baptista, contará com linhas de ônibus que levarão os passageiros até o Centro, Rodoviária Novo Rio e Grajaú.

Os táxis estarão disponíveis a partir da área de bloqueio. O público também poderá chegar a Copacabana de metrô, adquirindo previamente os bilhetes para embarque.

As informações são do iG

Artigo anteriorPolicial mata gari ao confundir bíblia com arma
Próximo artigoAndréa King:Conhecer é essencial