Fogospel incentiva o Botafogo e evangeliza nos estádios

Fogospel-e1323964259894Há dois anos torcedores de clubes do Rio, principalmente os do Botafogo, que vão aos estádios Cariocas para assistirem partidas de futebol, passaram a conviver com uma galera diferente, mas que também de forma animada tenta empurrar o alvinegro para cima dos adversários. Trata-se da Fogospel, uma torcida organizada formada por botafoguenses crentes e liderada pelo pastor Hercules Martins, da Comunidade Evangélica Torre Forte, no bairro de Olaria (RJ). Achar a torcida é fácil, basta observar a faixa, camisas e as  bandeiras. Os componentes distribuem ainda panfletos evangelísticos e levam a Palavra de Deus aos jogadores.

“O Estádio é um campo missionário. É um território que a igreja nunca entrou. Tem ações da igreja evangélica em todos os setores. Temos músicas em todos os ritmos musicais, ações evangélicas em todos os setores da sociedade, temos até blocos de carnaval evangélicos, mas não existem torcidas evangélicas. A Fogospel tem um slogam assim: Fogospel, mais que uma torcida, um ministério!”, diz o pastor.

A proposta é a de evangelizar os torcedores nos jogos, alcançar jogadores e ex, trazer afastados dos caminhos do Senhor, promover a paz reduzindo o grau de violência nos estádios. Por enquanto a Fogospel acompanha o time da estrela solitária somente no Engenhão, mas confessam que nem em todas as partidas, pois quando o Botafogo entra em campo nos domingos em horário de culto, não há como.

Mas num estádio os torcedores não só comemoram vitórias ou reclamam de empates, também lamentam derrotas, e é ai que está o problema. Um resultado adverso aliado a paixão pode gerar brigas nas arquibancadas, nessa hora é preciso ter sabedoria para tentar controlar as desavenças. O pastor Hercules conta que um componente da torcida que comanda já conseguiu impedir uma confusão em dia de Engenhão cheio.

“Já tivemos a oportunidade de impedir uma briga ente duas pessoas num dia com mais de 30 mil pessoas que poderia desencadear uma grande confusão. Uma componente nossa interviu com muita unção e sabedoria. Não temos presenciado brigas em dias que estamos presentes, sempre enviando mensagens de incentivo á paz”, diz.

A proposta de evangelizar durante as partidas de futebol já começa a fazer escola e o pastor Hércules presta até uma espécie de assessoria. O Flamengo passou a contar com um movimento chamado Flagospel. “É um grupo de evangelismo e com características de torcida semelhante a nós. Há uma torcida chamada GospelFla que estamos ajudando a se estruturar”. Ele diz orar para que um dia torcedores evangélicos de Vasco e Fluminense também tenham trocidas organizadas formadas por evangélicos.

*Foto: Henrique Reinaldo / Fogospel

Fonte: Vida e palavra / Ponto das igrejas

Nota: Independente do seu time de coração, esta é uma ótima iniciativa dos torcedores Botafoguenses que deve ser colocada em prática pelas demais torcidas. Parabéns Fogospel – Apoio: PONTO DAS IGREJAS – por uma internet mais cristã!

{jcomments on}

Artigo anteriorPersonagens de 'foto do ano' feita no Canadá agora vivem na Austrália
Próximo artigoSenado reconhece música gospel como manifestação cultural