Desaceleração de investimentos na indústria deve continuar, diz FGV

0
285

juarez machado-gesA sinalização da indústria é que os investimentos deverão continuar mostrando desaceleração nos próximos meses, conforme aponta sondagem do segundo trimestre de 2014, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta sexta-feira (13).

De acordo com a pesquisa, 30% das empresas preveem investir mais e 21% programam investir menos do que nos 12 meses anteriores. A diferença de nove pontos percentuais entre a proporção de respostas favoráveis e desfavoráveis é a menor da série. Segundo a FGV, no primeiro trimestre deste ano, estes percentuais eram de 34% e 16%, respectivamente.

No segundo trimestre de 2014, 31% das empresas afirmam ter investido mais e 24% ter investido menos nos últimos 12 meses. No trimestre anterior, estes percentuais haviam sido de 37% e 18%, respectivamente.

A expansão da capacidade produtiva foi apontada como o principal objetivo para a realização de investimentos produtivos em 2014 por 27% das empresas industriais, proporção inferior à prevista no ano passado e a menor desde 2009 (24%). “Majoritária em anos de maior crescimento dos investimentos produtivos do setor industrial, a expansão da capacidade foi o objetivo mais citado nas edições das sondagens de 2007-2008 e 2010-2011. O resultado sinaliza, portanto, uma diminuição do volume de investimentos para este ano”, diz a FGV, em nota.

Limitações
Quanto à percepção sobre investimentos em capital fixo, a percepção das empresas do setor industrial piorou em relação ao ano passado. Entre 2013 e 2014, o percentual de empresas que apontam algum tipo de dificuldade subiu de 46% para 49%, o maior nível desde 2009 (87%).

Entre as empresas que percebem entraves à realização de investimentos, o motivo mais lembrado foi a limitação de recursos, mencionado por 45% das empresas.

Fonte: G1

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAtaque talibã mata 5 adolescentes durante eleições do Afeganistão
Próximo artigoComo bloquear um contato no novo WhatsApp do Windows Phone?
Ponto das Igrejas
O Ponto das Igrejas é um canal interativo onde o povo de Deus toma conhecimento sobre os fatos que ocorrem no Brasil e no mundo. Desta maneira, ajudamos aos irmãos que não podem ficar muito tempo na internet , ao acessar o Ponto, sair do campo da ignorância e perceber que Jesus está voltando. O Ponto, atualmente, apresenta alguns colunistas que estão sendo usados por Deus para dar ânimo aqueles soldados feridos nas batalhas da vida. Somos criados para glória Dele e usamos as palavras para testemunharem os feitos do Senhor em nossa vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui