Ataque talibã mata 5 adolescentes durante eleições do Afeganistão

000 ts-del6328608Cinco adolescentes morreram e outras sete pessoas ficaram feridas neste sábado (14) em um ataque talibã no leste do Afeganistão durante a jornada eleitoral, que transcorre com mais violência do que o primeiro turno, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Talibãs dispararam foguete contra zona residencial do distrito de Alisher.
Afegãos votam nesta manhã, no segundo turno das eleições.

“No início da manhã os talibãs dispararam um foguete contra uma zona residencial do distrito de Alisher que causou a morte dos cinco adolescentes de 13 e 14 anos”, disse o porta-voz do governador adjunto da província de Khost.

Os afegãos começaram a votar nesta manhã no segundo turno das eleições presidenciais para escolher o sucessor de Hamid Karzai, em uma votação que antecede a retirada das forças da Otan do país no final de ano.

Durante o dia houve diversos ataques talibãs em várias regiões do país, a maioria sem vítimas mortais, incluindo o lançamento de dois foguetes contra o aeroporto de Cabul.

Na cidade de Ghazni se registrou um ataque com foguete contra a casa do governador da província e uma bomba explodiu perto de um colégio feminino, afirmou o porta-voz do governo local, Muhammad Ali Ahmadi.

Os insurgentes pediram em comunicado aos líderes religiosos, acadêmicos e professores, entre outros, que peçam ao povo para não votar, e advertiram que se aproximar dos centros de votação será considerado ‘ajudar os infiéis’.

Na votação concorrem o ex-líder da resistência antitaliban Abdullah Abdullah e o tecnocrata Ashraf Gani, os dois candidatos que obtiveram o maior número de votos no primeiro turno no dia 5 de abril, enquanto outros seis candidatos foram eliminados.

Adbullah, filho de pai pashtun, etnia que representa 40% da população afegã, e de mãe tajique, obteve 45% dos votos no primeiro turno, menos do que os 50% necessários para decretar a vitória.

Por sua vez, Gani, pashtun, obteve 31,6%, contra 3% com o qual ficou em quarto lugar nas anteriores eleições de 2009.

Artigo anteriorEUA enviam porta-aviões ao Golfo caso decidam agir no Iraque
Próximo artigoDesaceleração de investimentos na indústria deve continuar, diz FGV