II Festival Nacional de Cinema Cristão – dia 25 de novembro

festival cinema cristãoDia 25 de novembro vai acontecer a II edição do Festival Nacional de Cinema Cristão (FNCC) no Rio de Janeiro. Será no Teatro Ipanema às 19h. O diretor do Filme de Longa Metragem ganhador da noite participará do Gideon Media Arts Conference and Film Festival em seu próximo festival nos EUA, um dos maiores festivais de cinema cristão do mundo.

O Festival é um evento anual realizado pela Agenda Cultural Brasil na direção da produtora cultural Veronica Brendler e tem como objetivo principal premiar os melhores profissionais em suas categorias, além de informar e também estimulá-los a produzirem obras com mais qualidade para disseminar os valores cristãos e fomentar a cultura brasileira. Ao total serão 16 premiações. Entre os longa metragens serão escolhidos: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz; melhor roteiro; melhor fotografia; melhor direção de arte; melhor figurino; melhor maquiagem; melhor montagem/edição; melhor música e melhor trilha musical. E ainda premiações para melhor curta-metragem; melhor média-metragem; melhor documentário e melhor animação.

Uma novidade deste ano é a homenagem que será feita a roteirista da Record, Vivian de Oliveira. Ela escreveu as minisséries inspiradas em histórias bíblicas que foram sucesso na emissora.

PROGRAMAÇÃO:

O Festival será apresentado por 18 profissionais, entre eles: Adriana Tozzi, apresentadora de TV; Alex Passos, diretor da Rede Super de Televisão; Alexandre Dias, cantor; Anderson Nascimento, diretor de jornalismo da TV RIT; Andrea Desiderati, produtora; Claudia Mattos, apresentadora; Eliana Ovalle, jornalista; Isléia Cavalcante, cantora; Julia Peixoto, cantora; Letícia Guerhardt, jornalista; Luciano Manga, pastor e ex-vocalista da Banda Oficina G3; Marquinhos Menezes, pastor e cantor; Rosane Félix, locutora da Radio 93; Dr. Rubens Teixeira, diretor financeiro e administrativo da Transpetro; Sóstenes Cavalcante, pastor e deputado federal; Vlad Aguiar, cineasta; Wellington Junior, produtor e Ygor Siqueira, diretor executivo da Graça Filmes.

Na abertura do evento, a produção promete uma apresentação artística com as cantoras Maria e Thalita, o artista plástico Madruga, bailarinos, palhaços, uma representação de Charlie Chaplin e a participação especial do saxofonista Ângelo Torres.

Já as premiações seguirão um padrão parecido com a I Edição do Festival. Cada categoria será introduzida com a apresentação de esquetes com participação de atores profissionais. De acordo com a escolha da Comissão Julgadora os três melhores de cada categoria terão seus teasers divulgados e então o nome do vencedor de cada uma será anunciado.

Os vencedores, além de prêmios em dinheiro vão receber estatuetas folheadas em ouro criadas pelo artista Moses Gomes, que também assina a trilha sonora do Festival. Confira a animação da estatueta com trilha sonora: http://www.youtube.com/watch?v=UJRX_AYvCzA&feature=youtu.be
No hall do Teatro Ipanema vai acontecer também uma exposição de obras de artes de Osvaldo Gaia, Vilmar Madruga, Monica Pennazzi (artista italiana).

Também teremos participações musicais com Adriano Gospel Funk, Alexandre Dias, Dilson Ferr.

Bem ao estilo do Oscar com tapete vermelho, ao final do evento será revelado o Melhor Filme de Longa Metragem que participará do Gideon Media Arts Conference and Film Festival nos EUA.

O evento não é aberto ao público. Já confirmaram presença: Megg Santos, colaboradora da novela Império da Rede Globo, a atriz Roberta Foster, foi a personagem “Eva” no Zorra Total da Rede Globo e Ricardo da Faixa Preta de Jesus, Nixon Alves da RioFilme.

A lista dos filmes selecionados pela Comissão Julgadora está em ordem alfabética:

Melhor Filme

Deixa o medo pra lá
Nunca Desista
O sabão de Jesus
Alguns filmes não foram qualificados por não estarem nos critérios citados no Regulamento.

Escrito por: Polyanna Spínola Dias – jornalista

Artigo anteriorBarco Da Bíblia Distribui 15 Mil Bíblias Em 75 Dias Navegando