O paralítico

biblia2Estudo Bíblico sobre o paralítico. Estudo baseado no Evangelho de Marcos 2.3-12

Ensino principal: O perdão dos pecados resulta em poder andar em novidade de vida. Jesus, por ser Deus, pode dar-nos ambas estas bênçãos. Ele nunca nos oferece uma sem a outra.

Introdução
Os milagres de cura para o corpo podem simbolizar milagres de cura para o espírito que Jesus opera hoje.

1 – A NECESSIDADE DO HOMEM

O que notamos neste homem é a sua completa incapacidade de fazer coisa alguma — nem de se dirigir a Jesus — sem a cooperação dos amigos. Hoje encontramos pessoas no mesmo estado.

2 – O ESFORÇO DOS AMIGOS

Felizmente o paralítico tinha amigos dispostos para o ajudarem. E nós? Estes amigos mostraram:

a) conhecimento, dirigindo-se a Jesus e não aos discípulos;
b) energia, não se deixando vencer pelas dificuldades;
c) fé, que Jesus mesmo comentou.

3 – O PROCEDIMENTO DE JESUS

Ele:

a) discerniu a fé dos amigos e a oposição dos escribas;
b) referiu-se imediatamente à origem da doença;
c) fez algumas perguntas (quais?);
d) mandou ao paralítico… e o seu mandamento traz poder para obedecer.

4 – A OPOSIÇÃO DOS ESCRIBAS

Revela a sua perversidade e falta de compreensão do poder e da graça de Deus que se revela ali. E porventura há aqui alguns que não percebem tal graça e poder hoje? Os escribas colocaram-se contra Jesus, mas há outros hoje que cantam: “Eis-nos do teu lado …”

5 – CONSEQUÊNCIAS PARA O HOMEM

O paralítico:

a) sabia que Deus tinha perdoado os pecados que causaram a doença;
b) recebeu poder para andar em novidade de vida;
c) sem dúvida sentiu-se imediatamente grato ao seu Salvador, mas não falou nada.

Aplicação
Jesus pode não somente perdoar os pecados (porque Ele morreu), mas pode dar poder para andar porque Ele vive. O crente deve cuidar que seu andar prove que seus pecados são perdoados.

Fonte: Maxmode

Artigo anteriorRenascer Praise e diversos outros artistas Sony Music na Marcha pra Jesus
Próximo artigoBrilhe a vossa luz – Ilustração