Espírito de Vida

0
65

( João 6-63 – KJA):”É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida”.

Nada nesse mundo substitui a Presença do Espírito de Deus em nossas vidas, pois é o Espírito quem dá a vida. Jesus deixa bem claro a questão da carne e daquilo que é carnal, de nada se aproveita. No Reino de Deus aquilo que é carnal não tem valor nenhum, aos olhos de Deus nenhum atributo da carne estará completo se não conter o Espírito dEle. A carne sem o Espírito está, de fato, morta. Meu talento não pode ser classificado como dom se o espírito não estiver se manifestando por meio dele, logo esse “talento” no Reino não tem eficácia nenhuma.

Isaías só teve seu chamado de profeta reconhecido no mundo espiritual a partir do momento que ele teve um encontro com Deus ( Isaías 6-1 ao 8 – ACF ), e o próprio Isaías afirma isso no capítulo 61-1: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar…(ACF)”.

Podemos ver o mesmo fato acontecendo na vida de Davi, logo após Samuel o ungir como Rei: “Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” (I Samuel 16-13-ACF)

O Espírito de Deus precisa estar em seu propósito para que esse tenha vida, para que sua carne tenha vida, o Espírito de Vida de Deus precisa estar presente.

( Ezequiel 37-1 ao 10 – KJA): “A mão de Yahweh, o SENHOR pairava sobre mim, e mediante o poder do seu Espírito ele me conduziu até o meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Em seguida, ele mesmo me levou a caminhar de um lado para outro, e pude observar que era imenso o número de ossos no vale, e que todos estavam mirrados e ressequidos. Então ele me indagou: “Ó querido filho do homem, acreditas que estes ossos secos poderão ter vida de novo?” Eu respondi: “Ó Yahweh, Soberano, só tu o sabes!” E ele me disse: “Profetiza, pois, sobre estes ossos e ordena-lhes: Ossos secos, ouvi a Palavra do SENHOR! Assim declara Yahweh, o Eterno e Soberano Deus, a estes ossos: Farei entrar em vós o fôlego da vida, e revivereis. Eis que criarei tendões e músculos, farei surgir carne, e estenderei pele sobre todos vós. Porei a respiração dentro de cada pessoa e os farei viver novamente. Então entendereis que Eu Sou Yahweh, o SENHOR.
Então profetizei conforme me fora ordenado. Enquanto eu pregava, ouviu-se no vale um barulho estranho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Atentei para o que estava acontecendo e notei que os ossos estavam sendo cobertos de tendões e de carne, e logo em seguida, pele os cobrira; todavia eram corpos sem espírito, não havia o fôlego da vida neles. Então o Eterno me ordenou: “Profetiza agora ao espírito! Profetiza, ó filho do homem, e convoca ruah, o sopro da vida, dizendo: Assim diz Yahweh, o SENHOR Deus: Ó espírito, vem dos quatro ventos e assopra sobre estes mortos para que vivam!” Fiz como me fora ordenado e profetizei, e, no mesmo instante, o fôlego da vida entrou naqueles corpos; e eles ganharam vida e se colocaram em pé. E havia tanta gente reunida ali que dava para formar exército sem medida”.
É impressionante a experiência que o profeta Ezequiel viveu nesse dia, porém, ao analisarmos bem essa incrível experiência podemos perceber alguns detalhes que as vezes passam despercebidos.

E MEDIANTE O PODER DO SEU ESPÍRITO ELE ME CONDUZIU.

Assim como foi com o profeta Ezequiel, Deus pode te levar para um passeio em meio a situações de sua vida como seu casamento, vida profissional, finanças, seu relacionamento com Deus, seu devocional, sua auto-estima, saúde, motivação, porém essas situações podem estar como esse ossos, secos e mirrados. Porém o que levou a Deus dar continuidade a essa experiência brilhante foi a resposta data pelo profeta Ezequiel a pergunta feita por Deus: “Ó querido filho do homem, acreditas que estes ossos secos poderão ter vida de novo?” Eu respondi: “Ó Yahweh, Soberano, só tu o sabes!”. Tenho grande convicção que, se a resposta dada pelo profeta fosse “Não”, esse passeio finalizava ali. Porém, também tenho a certeza que a resposta dada foi influenciado pelo versículo 1:”…e mediante o poder do seu Espírito ele me conduziu…” Se ele estivesse vendo o vale com os olhos da carne, certamente a resposta seria: “- não, esses ossos não podem mais ter vida.” Porém, pelo Espírito de Deus, ele viu uma esperança em meio ao caos, Ezequiel conseguiu enxergar vida em meio a morte. Nesse passeio em sua, qual seria sua resposta a essa pergunta: -Ó querido filho do homem, acreditas que estes ossos secos poderão ter vida de novo?

ENTÃO PROFETIZEI CONFORME ME FORA ORDENADO.

É impressionante como deturpamos a Palavra de Deus, muito daquilo que pregamos ou profetizamos não surtem o efeito esperado porque deturpamos a Palavra ordenada por Deus. Como pastores, líderes ou ministros na casa do Senhor, não conseguimos alcançar o objetivo proposto, ou ver a transformação ou crescimento esperado em nosso ministério ou igreja pelo simples fato de não pregarmos o que Deus pediu para pregar, ou quando pregamos é segundo a nossa vontade com as nossas palavras. Olha que interessante o que Ezequiel afirma: “Então profetizei conforme me fora ordenado. Enquanto eu pregava, ouviu-se no vale um barulho estranho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. ” Ezequiel começou a ver transformação naquele vale enquanto ele pregava conforme lhe fora ordenado. Veremos transformação a partir do momento que pregarmos exatamente como Deus nos pediu ou quando conduzirmos nosso ministério exatamente como Ele propôs.

TODAVIA ERAM CORPOS SEM ESPÍRITO.

Ezequiel presenciou uma transformação sobrenatural e fantástica no meio daquele vale, levando para nosso contexto, em sua sua igreja. Viu o que, alguns minutos antes eram apenas ossos secos e mirrados, agora com carne e tendões, com rostos, braços e pernas, um corpo completo aos olhos carnal, porém faltava algo, o mais importante, o Espírito de Deus. Para que aqueles corpos se tornassem um grande exército e fosse útil para a nação de Israel, precisa além de um corpo carnal, necessitava de um Espírito se movendo ali dentro. “Fiz como me fora ordenado e profetizei, e, no mesmo instante, o fôlego da vida entrou naqueles corpos; e eles ganharam vida e se colocaram em pé. E havia tanta gente reunida ali que dava para formar exército sem medida.”

Deus deseja usar você na sua igreja, cidade, família, trabalho, e em todas as esferas da sociedade, porém você necessita muito mais do que um atributo da carne, uma ótima formação acadêmica, uma excelente vida financeira, uma família, um grande talento. Seu “corpo” só estará completo para Deus, se dentro de você e por meio de você estiver vivendo e se manifestando o Espírito da Vida.

(Romanos 8-11 – KJA):”E, se o Espírito daquele que ressuscitou dos mortos a Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou dos mortos a Cristo Jesus igualmente vos dará vida a seus corpos mortais, por intermédio do seu Espírito que em vós habita”.

Escrito por:Murilo Mattos é evangelista e líder do Ministério de Ensino e Adoração na Igreja Embaixada do Reino de Deus na cidade de Florianópolis-SC

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConferência “GLÓRIA AO INVÉS DE CINZA” – RJ. Confira!
Próximo artigoSe segure em Jesus
murilomattos
bacharel em Teologia pela Unicesumar. Junto com sua esposa Thaylana Mattos lidera o Ministério de Ensino na igreja onde congregam em Florianópolis-SC onde também é líder do Ministério de Adoração! Tem um prazer em servir a igreja de nosso Senhor Jesus Cristo através de pregações e discipulados, ensinando, cuidando e estabelecendo pessoas e ministérios em favor da igreja e do evangelho de Jesus! Anseia em ver o Reino de Deus estabelecido na terra e Sua Presença manifesta aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui