Ele veio desfazer as obras do trevas

0
29

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.Lucas 4:1-14

Para mim, essa é a melhor batalha espiritual relatada pelas Escrituras. Jesus e Satanás travam uma batalha, guerreada ( tanto por Jesus quando pelo Diabo ) o tempo todo pela Palavra de Deus, vencida por Aquele que tinha a maior revelação, Jesus Cristo. No versículo primeiro afirma que Jesus estava cheio do Espírito Santo, e após esse confronto, no versículo quatorze afirma que estava cheio do poder ( virtude ) do Espírito Santo. Jesus mostrou que para nós cristãos, não há revelação da Palavra se não for intermédio do Espírito Santo, e uma batalha vencida lhe acarreta autoridade e poder da parte do mesmo Espírito de Deus.

O que quero destacar nessa mensagem, esta expressa no versículo 5,6 e 7:

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.”

No livro de Gênesis 1 – 27 ao 30 observamos Deus dando ao homem autoridade e governo sobre a terra e sobre tudo o que existia, Deus abençoou Adão para liderar tudo isso, comissionando ele a multiplicar, encher, sujeitar e dominar a terra, era impressionante o nível de influência e autoridade que Deus confiou a Adão no jardim, porém com o pecado, toda essa autoridade e influência foi repassada para o diabo, é o que podemos ver nesses versículos. Deus tinha dado ao homem poder sobre todos os reinos do mundo, porém o próprio diabo afirma que isso foi entregue a ele, por intermédio de Adão.

A honra , assim como a autoridade, governo e liderança foi repassada para Satanás naquele jardim. O direito de governar a terra e tudo o que existia foi perdida pelo próprio homem naquele momento. Junto com tudo isso se foi também o direito do homem de ter uma família plena, um emprego abençoado, um ministério poderoso, e acima de tudo um relacionamento com Deus, toda a influência e direito que o homem poderia ter em sua vida foi perdida. A vida de vitórias planejado por Deus ao homem, por um momento, havia ido embora. Tudo parecia ruir, ou fracassar por causa de Adão. O pecado entrou em cena e começou a governar o mundo, e com isso veio a morte. Porém Satanás mal podia esperar pelo plano eterno de Deus, chamado Jesus Cristo. Ele veio para desfazer as obras do diabo e resgatar o que se havia perdido.

“Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. 1 João 3:8b

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.Lucas 19:10

É comum as pessoas relacionarem esse versículo apenas no que diz respeito a evangelismo, ou resgatar alguém que se desviou e está fora dos caminhos do Senhor, porém, eu entendo que isso também serve para salvar e resgatar o que se havia perdido no Éden. A sua liberdade, sua honra, sua auto-estima, seu direito de viver em um ambiente familiar sadio, seu direito de ser feliz profissionalmente, o direito de você desfrutar de uma amizade com Deus, o direito de você ser cheio do Espírito Santo. Jesus veio desfazer as obras do Diabo que impediam você de crescer, de andar com Deus e de ser amigo dEle.

Efésios 6 o apóstolo Paulo fala a respeito de alguns princípios para uma batalha espiritual, até mesmo descrevendo uma armadura completa para a batalha, porém, o que mais me chama atenção nessa passagem, esta no versículo 10:

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.Efésios 6:10

Não há possibilidade de vencer uma batalha, sem antes, estar com Deus. Precisamos nos fortalecer no Senhor, é necessário que o conheçamos e sejamos conhecidos por Ele, a armadura de Deus só terá eficácia se o guerreiro estiver em Deus. Assim como Jesus nos mostrou em Lucas 4, o jejum, a Palavra de Deus e a oração, são ferramentas e armas necessárias que nos fortalecem em Deus e na força do Seu Poder, e assim como Jesus venceu, nós, por intermédio dEle, também venceremos! É necessário que venhamos desenvolver um relacionamento com Deus, fundamentado em jejum, oração e leitura da Palavra. Três pilares fundamentais da vida de um cristão! Ore, jejue, leia e medite na Palavra de Deus!

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,”Efésios 2:4-6

Deus abençoe você!
By Murilo Mattos -Murilo Mattos é Evangelista e bacharel em Teologia pela Unicesumar. Junto com sua esposa Thaylana Mattos lidera o Ministério de Ensino na Igreja Embaixada do Reino de Deus em Florianópolis-SC, onde também é líder do Ministério de Adoração