Dulcelene de Jesus: Gratidão na alma

tumblr_m6qti7Zxum1qjgr8zo1_500_copyEu tenho pensado e muito sobre as razões que nos fazem entristecer.
As coisas que nos fazem chorar, sofrer, perder o sono, e alegria a graça.
E quanto mais eu penso, ouço, vejo, vou vendo que nãos nos falta coisas na vida para que possamos ser feliz.
Falta-nos sim algo dentro de nós, uma atitude que pode mudar tudo a nossa volta.
Enchemos-nos de expectativas, de frustrações, de desejos fúteis, de sentimentos vazios.
Falta-nos uma generosa porção de gratidão.
Um olhar de gratidão desde que acordamos até o anoitecer.
Gratidão ao adormecer, nos sonhos, nos pensamentos.Gratidão na alma.
Gratidão por poder andar a pé, por andar em um ônibus lotado, pelo trabalho, pela família, pelos amigos.
Gratidão pelas aventuras, pelas desventuras, pelo esforço necessário para conseguir o que tem. Gratidão no olhar no pensar, no agir.
Quando assumimos uma posição de gratidão na vida, nosso olhar vida, nossa mente muda, nossas expectativas mudam. Porém somos nós quem decidimos a maneira de encarar a vida.
Reclamamos do sol, da chuva, do calor, do frio, do vento, da falta de vento. Reclamamos da casa lotada, da solidão, do barulho, do silêncio, das atividades, do marasmo.
Seguimos reclamando que precisamos de roupas, reclamamos de ter que lavar, passar, guardar as roupas, de ter que ir ao mercado, de ter que guardar a compra, do armário vazio.
Sempre achamos do que reclamar, mas nem sempre procuramos razões para agradecer.
Passamos tanto tempo olhando somente para nosso umbigo que não olhamos à nossa volta. Esquecemos de ver pessoas que vivem em situações degradantes, com enfermidades, deficiências e problemas realmente relevantes.
Ficamos sentindo auto piedade e não nos dispomos a fazer tantas coisas que poderíamos para ajudar a outros.
O que aconteceria se só por um dia a gente experimentasse não reclamar de absolutamente nada?
Se a gente criasse o hábito de pensar mais no que falamos.
Se a gente aprendesse a ouvir… Olhar… Ver o outro e não apenas a gente mesmo?
Se nos decidíssemos ser apenas gratos!
Quantas alegrias e euforia poderíamos receber.
Quanta mudança em nossas emoções, em nosso ser!
Gratidão pode transformar todas as nossas emoções, nossa direção, nossos sentimentos e os acontecimentos em torno de nós.
Sejamos gratos e experimentemos as coisas boas que a acompanha.

Dulcelene Mara de Jesus – Colunista do Ponto

Artigo anteriorReceita – Teppanyaki de Salmão 13-11-2013