Débora Campos: Dá pra acreditar ?!

doroty_surpriseHá alguns dias tenho meditado muito, no Texto da Palavra, sobre a Promessa que Deus havia feito a Sara, e seu esposo Abraão; em Gênesis 18.

E é isso que eu quero compartilhar com você neste momento…

Na verdade, há alguns “detalhes” neste Texto Bíblico, incluindo Gênesis 17.

A Palavra nos diz que tanto Sara quanto Abraão, já eram “avançados em dias”…

“E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.” (Gênesis 18:11).

E naturalmente, seria impossível (principalmente naquele Tempo do Antigo Testamento); que Sara pudesse gerar um filho, sem nenhum tipo de “ajuda da Medicina Moderna”, que conhecemos nos dias de hoje.

O que também “me salta aos olhos”, na Palavra, é que ela nos diz que ANTES da Promessa se cumprir, Deus mudou os nomes de Abraão e Sara.

Deus lhes deu novos nomes, uma nova História de vida, para a vida deles…

Deus também deu a eles, a Promessa de que teriam um filho, sendo este, da própria descendência de ambos; e não como Ismael, que era filho de Abraão e sua serva Hagar.

O interessante aqui, é que Deus muda os nomes de ambos; lhe Promete que ele seria Pai de uma grande Nação; ou seja, que ele teria uma grande descendência e instrui Abraão quanto a Aliança Dele para com o próprio Abraão.

“E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti. E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti. E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus. Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.” (Gênesis 17:06-09).

Mas, há algo também interessante aqui, e que eu gostaria de compartilhar com você: Deus cuidou da saúde de Abraão e também dos que “eram seus” (aqueles que estavam sob a sua Orientação e Submissão); ANTES de tornar a Promessa “palpável” e visível. E esta informação, nós acompanhamos através deste Texto da Palavra.

“Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.” (Gênesis 17:10-11).

Quando eu era responsável por um pequeno Grupo de Jovens Adolescentes em minha Igreja Local; costumávamos compartilhar a Palavra, antes dos Ensaios do Louvor; e o que eu SEMPRE gostava (e gosto!) de dizer, é que: “Deus, além de ser um Deus Criador, é também um Deus Criativo ee muito detalhista”!

Aliás, Deus gosta de “caprichar” nos detalhes!

A Prova disso, é que você pode olhar em volta: cada um de nós é diferente, cada impressão digital, as montanhas, os rios, as praias, cada animal na natureza, cada planta, cada peixe, cada ave…

Mas, voltemos ao nosso Texto Bíblico; Deus “estava preocupado” com a saúde de Abraão!

Tanto que a Palavra menciona isso!

Mas, a Principal Promessa, foi dada por Deus a Sara e seu esposo Abraão: eles teriam um Filho Prometido!

Sabemos que no Capítulo 18 de Gênesis; Sara, quando ouve essas palavras, primeiramente não acredita, e por isso, ri do que ouviu:

“E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? (Gênesis 18:10-12).

E, quero lhe dizer algo que já “presenciei” em alguns casos: quando Deus promete algo, ELE cumpre!

Sei que você deve pensar: “Ah, mas isso eu já sei e todo mundo já sabe, também! Qual a novidade?”.

A “novidade”, é que ELE apenas cumpre e zela por Sua Palavra: seja ela escrita (Pela Bíblia) ou dita (Pela Profecia).

Deus “não tem obrigação alguma” de realizar qualquer tipo de Milagre, SE isso, não foi dito por ELE!

Quantos de nós já não ouvimos Testemunhos de vida assim: pessoas que esperam até hoje, por algo que ainda não se cumpriu?

Eu não quero “desanimar” você, pelo contrário: eu quero apenas lhe encorajar a continuar firme em seu Propósito e Posicionamento de Fé Cristã.

Sabendo que Deus é Galardoador para com aqueles que O buscam, e para com aquilo quem ELE Prometeu! Assim como fez com Sara e Abraão!

Ainda de aparentemente esteja demorando ou que a Promessa esteja “tardiamente atrasada”; lembre-se de algumas coisas: Deus não trabalha usando relógio; Deus não “se prende” ao nosso Calendário; e o que eu considero como principal: as Promessas de Deus, (em sua maioria), não “tem prazo de validade”.

Eu quero aproveitar e encerrar esse Texto, com mais um Texto Bíblico, bastante conhecido por nós:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida. E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” (Eclesiastes 03:01-14).

Então, alegre-se, porque SE ELE Prometeu, certamente se cumprirá!

? ? Débora Campos. ? ? – (@DboraCampos)

Artigo anteriorJosiel Dias -: O silêncio de Deus
Próximo artigoLéo Moura fala da sua conversão, fé e futebol