Liza Lima: Não seja Nina e nem Carminha !!

Apele a força divina e não seja uma Nina!

Estamos terminando o período de férias e como muitos, aproveitei para relaxar um pouco. No horário da noite procurei ver a novela global tão comentada e assim tirar algumas conclusões pessoais.

nina-carminha-avenida-brasil-28412Uma novela polêmica que retrata a rivalidade entre Nina e Carminha, duas pessoas com sua história entrelaçadas por situações desagradáveis e traumáticas na novela “Avenida Brasil”. Ao longo da trajetória, percebe-se  que ambas são produtos de uma sociedade preconceituosa e desigual . Ambas não tiveram uma infância saudável, com ausência de carinho dos pais e falta de oportunidades … uma vida tumultuada como a nossa Avenida Brasil. Uma história repleta de traumas e sentimento de vingança, ao ponto de não identificarmos quem seria a heroína da novela.

O que assusta nesta novela é a forma como a novela nos leva a acreditar que as pessoas estão certas em querer se vingar, a mentir e guardar toda esta dor na alma durante anos. Um sentimento doentio e perigoso que envolve os telespectadores, de maneira subliminar e sutil.

Em Colossenses existe uma recomendação para buscarmos crescer na sabedoria  e no conhecimento de Deus.  Quando lemos a Palavra e deixamos preencher o coração, a esperança e a fé são renovadas curando as feridas do passado. Muitas pessoas, assim como Nina e Carminha, talvez tenham a razão em querer se vingar … um direito de reagir na vida adulta, como uma forma de justiça. Contudo, quando aprendemos  que a vingança pertence a Deus, sentimos uma leveza no coração e o Espírito nos ensina a perdoar aqueles que de alguma forma marcaram nossa vida negativamente. Durante a novela, a vingança de Nina tem afastado as pessoas que a amam de verdade e ela aos poucos, assume a postura de morrer a cada tentativa de justiça humana. Perdoar é uma atitude de inteligência e vontade de resolver de uma vez o problema! Não podemos mudar o passado, mas promover um futuro mais glorioso em Cristo. Somos fruto desta sociedade sem amor, cujos padrões diferem do ensino de Cristo e por esta razão, muitos padecem e sofrem desde o ventre. Mas, Cristo morreu na cruz para mudar esta situação e a nossa luta não é contra as pessoas e sim contra o dono temporário deste século: o diabo e seus súditos.

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”Colossenses 3:13

Quando deixamos a raiz de amargura crescer no nosso coração, infelizmente, envolvemos todos ao nosso redor. Pude perceber isso este mês de maneira inusitada: a casa onde vou morar tem no quintal uma mangueira frondosa e repleta de mangas. Mas, suas raízes estão levantando a rampa de acesso. Ela deseja apenas cumprir sua missão: crescer, produzir sombra e dar fruto.Contudo, sua raiz está me prejudicando por mais que esteja fazendo sua função. Ela não está isolada no quintal e tudo que ela fizer vai influenciar na casa. Assim somos nós: onde estivermos plantados estaremos influenciando e influenciando aqueles que vivem ou passam por nossa vida.

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; ” Colossenses 3:5-10

A vingança pertence ao Senhor! Não seja uma Nina e muito menos uma Carminha!

Liza Lima – Colunista Ponto das Igrejas.

Artigo anteriorVIDA DE DECISÃO - Bruna Tavares e Rhanúsia
Próximo artigoFELIZ DIA DOS PAIS!!!