Não olhe para trás, se não vai virar pedra !

Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal”.

Gênesis 19 24-26

Existem momentos que pensamos em olhar para trás, mediante a circunstância que a vida nos apresenta. Não nos preocupamos quem está a nossa volta e aqueles que precisam de nós. Ficamos cegos de um egoísmo sem tamanho que nos faz até ficar surdos para aquilo que Deus esta falando conosco; abrimos mão da sua companhia e dos que estão próximos. E nos entregamos à solidão.

Oséias nos faz um convite para voltarmos para o Senhor, ao invés de fugirmos dele. “Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6 1-3;

Ele é dono de tudo e sabe de todas as coisas. Sua soberania é grande e o poder é sem fim. ele pode endireitar as nossas veredas e nos fazer prosseguir sem olhar atrás. Ainda que estejamos despedaçados nos sarará, pois tem certos momentos que passamos por lutas com a permissão do Senhor para que venhamos crescer e nos arrepender de algo errado que estamos fazendo.

Fico pensando na mulher de Ló, a ordem de Deus era que saíssem da cidade sem olhar atrás, senão, morreriam, mais às vezes somos dotados de curiosidade e resolvemos seguir a nossa própria ordem em vez de fazer a vontade do Senhor. Já tinha sido abençoada por ter tido a oportunidade de sair da cidade antes que ela fosse consumida, imagino a cena deles correndo e fogo caindo do céu, a curiosidade e a desobediência da mulher de Ló foram maiores que ela. A mesma resolve olhar para trás, como muitos de nós fazemos muitas vezes. Achamos que é o fim, que o mundo vai acabar e eu não vou conseguir dar conta, tantas lutas, contas para pagar, marido para aturar, doenças e crises existenciais, ou seja, o mundo vai acabar e preciso olhar para trás para ver se me salvo ou para abrir mão de tudo mesmo;

O apostolo Paulo em Efésios nos ensina a nos revestir da armadura de Deus:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6:13

Dessa forma, podemos resistir as dificuldades e viver uma vida de felicidade e satisfação em Deus, que não quer dizer que não vamos passar por provas e lutas, mais mediante tudo isso tem uma solução que jamais nos deixou um dia se quer, segundo o próprio Jesus disse que estaria conosco todos os dias ate a consumação dos séculos,

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20”.

Lutas, problemas e perseguições fazem parte da nossa vida, pois é o combustível para nos fazer crescer em graça, aprendemos com os nossos erros e acertos e será sempre assim.

Tem hora que precisamos esquecer-nos das coisas que ficaram para trás e seguir em frente, pois não tem como mudar o passado nem projetar o futuro mais sim viver o presente que nos possibilita de fazer diferente e viver o novo como o apóstolo Paulo mesmo falou:

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,” Filipenses 3:13,

E ele mesmo já tinha passado por muitas tribulações, lutas e perseguições e ainda chama de leve e momentânea tribulação.

Que essa palavra possa te incentivar a não desistir e nem olhar para trás. Vale a pena esperar e Confiar em Deus. Se Ele prometeu não tenha dúvida, vai se cumprir ainda que esteja demorando!

Por isso, não olhe para trás somente confia nas promessas do Senhor e continue a prosseguir firme para o alvo. Olhando sempre para frente e não se preocupando com que está acontecendo em sua retaguarda.

Como diz Isaías ache graça aos olhos do Senhor e honre seus mandamentos em obediência e fidelidade, e Ele cuidará da sua vida em todas as áreas,

“Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.” Isaías 43:4

Sabendo que Deus é galardoador daqueles que o busca e o teme e é capaz de fazer tudo por amor a nós. Moisés encorajando Josué a cerca daquilo que ele precisava fazer dando continuidade naquilo que ele começou e disse Moisés:

“E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. Deuteronômio 31 7-8.

O mais interessante que Moisés já tinha muitas experiências com Deus e sabia o que estava falando o simples fato de dizer para Josué não temer era como uma lei.

Moisés sabia que Deus iria à frente guiando o povo e livrando dos inimigos, aquele que vai adiante de ti será contigo, essa certeza que Moisés tinha vinha da sua experiência vivida com esse Deus todo poderoso, o mais fascinante é que Moisés sabia que Deus jamais iria abandonar ou desamparar a Josué e o povo de Israel, se foi assim com eles não será conosco? Não somos filho do mesmo Deus?

Josué entrou na terra prometida teve sucesso em várias batalhas por que Deus era com Eles. Guiava os seus caminhos, por isso eu quero te pedir que você deixe Deus guiar Seus caminhos e permitir que Ele te faça entrar na terra prometida.

Diga para às dificuldades e  problemas quem é o seu Deus! Que certamente eles ficarão menor diante de um Deus grande e poderoso.

O desejo do meu coração é que você não olhe para trás e não dê uma dimensão aos problemas, Deus é contigo e não te desamparara e nem te abandonará em meio as dificuldades ainda que caia fogo do céu se sua fé estiver nele ele o livrara. Shalom Adonai

Por: Jeferson Costa

E-mail: jefersoncosta@pontodasigrejas.com.br